segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Importância das fibras.

DOMINGO, 2 DE OUTUBRO DE 2011

Muitas pessoas já ouviram falar das fibras, não é? Acho que a função mais comentada das fibras é melhorar o funcionamento do intestino. E está certíssimo! Hoje vou comentar sobre o que são as fibras, quais os tipos e suas funções, que vão além de evitar a constipação ("intestino preso").

A fibra é um dos componentes dos alimentos de origem vegetal, não é digerível, e consequentemente não é absorvida pelo organismo. As fibras são classificadas em dois tipos:

Solúveis: formam géis em contato com água, aumentando a viscosidade dos alimentos parcialmente digeridos no estômago. Devido a esta função as fibras solúveis colaboram para adiminuição nos níveis de colesterol e abrandam os níveis de glicose e insulina no sangue. As fibras solúveis são encontradas nos legumes, aveia, centeio, cevada, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), alcachofra, raiz de almeirão, aspargo, farinha da casca de maracujá amarelo, e frutas, particularmente as cítricas e maçã. 

Insolúveis: aumentam a absorção de água no intestino e reduzem o tempo de trânsito de transito intestinal, tornando a eliminação fecal mais fácil e rápida, presentes nos derivados de grãos inteiros, como os farelos, e também nas verduras. Porém, para as fibras insolúveis atuarem na melhora do transito intestinal é FUNDAMENTAL o consumo de água. Caso contrário as fibras não iram melhorar o quadro de "prisão de ventre".


Quando consumimos fibras temos sensação de saciedade por mais tempo, isso nos ajuda a evitar "beliscar" alimentos entre as refeições, consequentemente pode auxilar quem está acima do peso a emagrecer, desde que a alimentação durante o dia todo seja equilibrada.


É muito importante o consumo destes dois tipos de fibras diariamente. A recomendação pode variar de 20 a 30g por dia. Mas não se preocupe em ficar contando a quantidade de fibras que você consome, isto sem dúvida seria muito chato e desestimulante. Se você se alimentar de maneira equilibrada, consumindo diariamente frutas, verduras, leguminosas, grãos integrais e beber água, evitará diversas doenças, pode diminuir os níveis de colesterol e glicemia, e seu intestino funcionará de maneira adequada.


Referências:
Entenda mais sobre as fibras. Rgnutri: Identidade em nutrição, Disponível em Homepage: http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/emf.php [capturado em 02 de out. de 2011]
Cuppari L. Nutrição clínica no adulto. 2ed. São Paulo: Manole; 2006.
MORAES, F. P., COLLA, L. M., Alimentos funcionais e nutracêuticos: definições, legislação e benefícios à saúde.  Revista Eletrônica de Farmácia, v. 3, n. 2, p. 109-122, 2006
JANEBRO, Daniele Idalino et al . Efeito da farinha da casca do maracujá-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg.) nos níveis glicêmicos e lipídicos de pacientes diabéticos tipo 2. Rev. bras. farmacogn.,  João Pessoa,  2011 

Um comentário:

  1. debora_al disse...
    Hummm... frutinhas com aveia! Inspirador!! :)) Obrigada Ju!
    2 de outubro de 2011 13:45

    Ana Paula Amaral disse...
    To com a Dé! :) Uma granolinha também vai bem!
    2 de outubro de 2011 17:57

    Juliana Seiler disse...
    Isso aí meninas!!!!heheh
    2 de outubro de 2011 20:15

    M.M.S disse...
    Preciso incluir mais fibras no meu cardápio urgente!!!! Amei Ju!!!

    Bjinhossss
    2 de outubro de 2011 22:19

    Juliana Seiler disse...
    Que bom que gostou Mi!!Bjinhos!!
    3 de outubro de 2011 21:55

    Juliana Seiler disse...
    Mais uma função das fibras que não comentei! Ela pode melhorar o sistema de defesa do nosso organismo.

    http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=percapeso&url_id=4118
    3 de outubro de 2011 21:59

    ResponderExcluir